Pular para o conteúdo

Como preparar uma ceia de natal com comida japonesa

  • por

O natal é uma época de celebração, união e tradição. Mas isso não significa que você não possa inovar na hora de preparar a sua ceia. Que tal surpreender os seus convidados com um cardápio inspirado na culinária japonesa?

A comida japonesa é conhecida por ser saudável, leve e saborosa. Além disso, ela oferece uma variedade de opções que podem agradar a todos os paladares. Você pode servir desde os clássicos sushis e sashimis, até pratos quentes como yakisoba, tempurá e teriyaki.

comida japonesa

Para montar uma ceia de natal com comida japonesa, você vai precisar de alguns ingredientes básicos, como arroz, peixe, frango, legumes, molho de soja, vinagre de arroz, gengibre, wasabi e alga nori. Você também pode incrementar o seu cardápio com frutas, castanhas, queijos e vinhos.

Uma dica é começar a ceia com uma entrada leve e refrescante, como uma salada de pepino com molho de gergelim ou um sunomono, que é um salada de pepino com vinagre. Em seguida, você pode servir os sushis e sashimis, que são os pratos mais típicos da culinária japonesa.

Você também tem a possibilidade de variar nos tipos de peixe, como salmão, atum, robalo e tilápia, e também nos formatos, como nigiri (bolinho de arroz com peixe por cima), uramaki (enrolado de arroz com alga por dentro) e hossomaki (enrolado fino de arroz com alga por fora).

Para os pratos quentes, você pode optar por um yakisoba (macarrão frito com legumes e carne), um tempurá (legumes e frutos do mar empanados e fritos) ou um teriyaki (carne ou frango grelhado com molho adocicado). Esses pratos podem ser acompanhados de um gohan (arroz branco) ou um missoshiru (sopa de pasta de soja).

yakisoba

Finalizando a ceia, você pode servir uma sobremesa leve e frutada, como um harumaki doce (rolinho primavera recheado com banana e chocolate) ou um mochi (bolinho de arroz recheado com pasta de feijão azuki). Você também pode oferecer aos seus convidados um chá verde ou um saquê (bebida alcoólica de arroz).

Com essas dicas, você pode preparar uma ceia de natal diferente e deliciosa, que vai impressionar os seus convidados e tornar a sua noite mais especial. Aproveite o natal para celebrar a vida e a diversidade cultural com a sua família e amigos.