Possível novo planeta no Sistema Solar é descoberto por brasileiro

Possível novo planeta no Sistema Solar é descoberto por brasileiro

Um estudo liderado por um astrônomo brasileiro sugere que o Sistema Solar pode ter um planeta escondido além de Netuno, com massa entre 1,5 e 3 vezes a da Terra.

O planeta hipotético teria uma órbita muito distante do Sol, entre 200 e 800 unidades astronômicas (cada unidade corresponde à distância entre a Terra e o Sol).

O autor do estudo é Patryk Sofia Lykawka, que se formou pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e atualmente é professor da Universidade Kindai, no Japão.

Ele analisou as órbitas de objetos transnetunianos (TNOs), que são corpos celestes localizados no Cinturão de Kuiper, uma região remota do Sistema Solar.

O cientista encontrou propriedades orbitais incomuns em alguns desses objetos, que não podiam ser explicadas pela influência gravitacional dos planetas conhecidos.

Para testar a hipótese de um planeta oculto, ele realizou simulações do Sistema Solar externo, que inclui Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, e adicionou um possível planeta semelhante à Terra em diferentes órbitas.

Ele descobriu que os resultados das simulações poderiam reproduzir as características observadas nos objetos do Cinturão de Kuiper, indicando um papel importante do planeta na formação dessa região.

Se a existência desse planeta for confirmada, ele poderia ser o nono planeta do Sistema Solar, já que Plutão foi reclassificado como um planeta anão em 2006.

Além disso, ele poderia representar uma nova classe de planetas, devido à sua localização e características. O estudo de Lykawka foi publicado na revista científica The Astronomical Journal.

Rolar para cima