O que faz um Copywriter no Marketing digital

O que faz um Copywriter no Marketing digital

Copywriting é conhecido no Marketing digital como o profissional responsável por escrever textos persuasivos visando fazer o público-alvo fazer uma ação.

Essa ação pode ser uma compra, baixar algum material, ou participar de algum evento.

Uma boa Copy consegue levar o cliente a agir na direção que você deseja, pois ele conversa com dores e desejos do seu cliente.

Além disso, vale explicar que o profissional responsável pelo desenvolvimento do texto também é conhecido pelo termo Copy.

Normalmente, esse termo serve para nomear os textos escritos pelo Copywriter.

Neste artigo vamos aprofundar quais são as atividades que um copywriter faz no Marketing digital.

Principais atividades do Copywriter no Marketing digital?

Acredito que seja importante reforçar que o copywriter vai ajudá-lo a criar uma identidade única, trazendo coerência à sua comunicação. No marketing digital, o Copywriter é responsável pelas seguintes atividades, são elas:

  • textos para páginas de vendas;
  • roteiro para vídeos de vendas;
  • conteúdo de e-mails;
  • Copy para sites;
  • Script para vender por telefone;
  • Roteiro para discursos e palestras
  • Webnário;
  • catálogos;
  • anúncios.

Essas são algumas atividades que um copywriter pode desenvolver, todavia, não existe um limite. Tudo que pode ser escrito ou precise de entender de comportamento humano, um copywriter pode fazer.

Quem precisa de um copywriter?

Como já vi menções, ninguém precisa de um copywriter para ter resultados em qualquer área de atuação.

Todavia, se você deseja ter resultados maiores, vender mais, principalmente no mercado digital. Você precisa de um copywriter.

Vale lembrar que um Copywriter vai muito além da internet, digo isso, pois essa profissão existe a mais de um século.

Por muito tempo, esses profissionais que dominavam habilidades de Funil de vendas e escrita persuasiva, vendiam usando as seguintes formas:

  1. Mala direta;
  2. correio;
  3. jornais e revistas.

A única coisa que mudou, foi a mídia, mas o copywriter continua o mesmo.

Quando contratar um copywriter?

Sei que nem todos os empreendedores possuem recursos financeiros para contratar um bom copywriter.

Esse é um profissional muito bem pago no mercado, no entanto, penso que vale a pena o investimento.

Penso que o momento certo de contratar um copywriter, caso você não possa fazer esse investimento agora, seja o mais breve possível.

No entanto, isso precisa fazer sentido para sua operação.

Onde achar um Copywriter?

Agora que você saber o que faz um copywriter e precisa contratar um, surge uma nova dúvida, onde encontrar um Copy?

Neste caso, você consegue encontrar uma alternativa que pode ajudá-lo a ter suas primeiras experiências com esse profissional.

Existem plataformas de freelancer como:

  • Upwork;
  • Freelancer.com;
  • Workana;
  • Get ninjas.

Além disso, você pode prospectar profissionais em grupos no Facebook, ou pesquisar no Google.

Tenho certeza que vai encontrar um bom profissional.

Quanto custo o contratar o serviço de um copywriter

É meio difícil de precificar, pois quanto melhor for o profissional, mais caro ele fica.

Por isso, empresas pequenas buscam um copywriter mais iniciante. Basicamente, um copywriter pode ser dividido em três categorias, são elas:

  1. Junior;
  2. Pleno;
  3. Sênior

O júnior é inicio de carreira. O salário médio nacional de Copywriter é de R$3.500 no Brasil.

No entanto, é comum ver empresários oferecendo R$5.000 em grupos de Facebook, ou grupos fechados. Algumas empresas oferecem mais participação, além do fixo, assim elas conseguem segurar o profissional por muito mais tempo.

Um copywriter freelance cobra entre R$500 reais e R$5.000.

Isso vai depender do nível técnico do profissional, conhecimentos, resultados e experiência.

Mas e você, decidiu contratar um copywriter?

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