Neste artigo vamos falar sobre os dez mandamentos da Bíblia, que são as regras que Deus deu ao seu povo para que vivessem de forma feliz e próspera.
Os dez mandamentos se encontram no livro do Êxodo, capítulo 20, e foram escritos por Moisés em tábuas de pedra. Eles são:
- Amar a Deus sobre todas as coisas e não ter outros deuses. Esse é o maior de todos os mandamentos, pois diz que Deus é único e deve ser amado acima de tudo. Não devemos colocar nada nem ninguém no lugar de Deus, nem buscar respostas fora da sua lei.
- Não fazer ídolos nem imagens para adorar. Esse mandamento diz que nada substitui Deus. Por isso, não devemos adorar ídolos no lugar do Senhor, nem fazer imagens de qualquer coisa no céu, na terra ou nas águas. Deus é zeloso e castiga os que o desprezam, mas trata com bondade os que o amam e obedecem aos seus mandamentos.
- Não tomar o nome de Deus em vão. Esse mandamento diz que devemos respeitar o nome do Senhor, pois ele é santo e poderoso. Não devemos usar o seu nome para mentir, xingar, jurar ou blasfemar. O Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão.
- Descansar no sétimo dia e dedicar esse dia a Deus. Esse mandamento diz que devemos trabalhar seis dias e descansar no sétimo, que é o sábado dedicado ao Senhor. Nesse dia, não devemos fazer trabalho algum, mas sim louvar a Deus e lembrar da sua obra na criação. O Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou.
- Honrar pai e mãe. Esse mandamento diz que devemos honrar os nossos pais, pois eles são os representantes de Deus na nossa vida. Devemos obedecer, respeitar e cuidar deles, a fim de que tenhamos vida longa na terra que o Senhor nos dá.
- Não matar. Esse mandamento diz que devemos respeitar a vida humana, pois ela é sagrada e pertence a Deus. Não devemos tirar a vida de ninguém, nem fazer mal a nós mesmos ou aos outros. Devemos promover a paz e a justiça, e defender os mais fracos e inocentes.
- Não cometer adultério. Esse mandamento diz que devemos respeitar o casamento, pois ele é uma aliança sagrada entre um homem e uma mulher diante de Deus. Não devemos trair o nosso cônjuge, nem desejar o cônjuge alheio. Devemos ser fiéis e puros no amor conjugal.
- Não furtar. Esse mandamento diz que devemos respeitar a propriedade alheia, pois ela é fruto do trabalho honesto. Não devemos roubar, nem enganar, nem explorar os outros. Devemos ser honestos e generosos com o próximo, e partilhar os nossos bens com os necessitados.
- Não dar falso testemunho contra o teu próximo. Esse mandamento diz que devemos respeitar a verdade, pois ela é um reflexo de Deus. Não devemos mentir, nem caluniar, nem difamar os outros. Devemos ser sinceros e íntegros em nossas palavras e ações.
- Não cobiçar a casa do teu próximo. Esse mandamento diz que devemos respeitar o desejo alheio, pois ele é uma expressão da liberdade humana. Não devemos cobiçar a casa, a mulher, os servos, os animais ou qualquer coisa que pertença ao nosso próximo. Devemos estar contentes com o que temos e não nos deixar levar pela inveja ou pela ganância.
Esses são os dez mandamentos da Bíblia, que nos ensinam a amar a Deus e ao próximo, e a viver de acordo com a sua vontade. Espero que este post tenha sido útil para você. Até a próxima!