Pular para o conteúdo

O que é RPG de mesa e como começar a jogar

  • por

Você já ouviu falar em RPG de mesa? Sabe o que é e como funciona esse tipo de jogo? Se você tem curiosidade sobre esse hobby que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo, este artigo é para você. Aqui, vamos explicar o que é RPG de mesa, quando surgiu, como jogar e qual o melhor RPG de mesa para iniciantes. Vamos lá?

O que é RPG de mesa

RPG é a sigla de Role Playing Game, que significa jogo de interpretação de papéis. É um jogo no qual os jogadores assumem os papéis de personagens em um cenário fictício e suas ações têm sucesso ou falha de acordo com um sistema formal de regras e diretrizes.

Ele é aquele que é jogado com papel, caneta, dados e muita imaginação. Os jogadores se reúnem presencialmente ou online para criar e viver histórias fantásticas, como se fossem os protagonistas de um livro, filme ou série.

O RPG de mesa é diferente dos outros tipos de RPG, como o live action RPG, que é jogado com fantasias e atuação, e o RPG eletrônico, que é jogado em videogames ou computadores. Ele é mais livre e criativo, pois depende apenas da imaginação dos jogadores e do mestre, que é a pessoa que narra a história e conduz o jogo.

Quando surgiu o RPG de mesa

O RPG de mesa surgiu na década de 1970 nos Estados Unidos, inspirado pelos jogos de guerra e pela literatura fantástica. O primeiro RPG de mesa publicado foi Dungeons & Dragons (D&D), criado por Gary Gygax e Dave Arneson em 1974. D&D se tornou um sucesso mundial e influenciou diversos outros jogos de RPG de mesa, como Vampiro: A Máscara, Cyberpunk 2020, O Chamado de Cthulhu, GURPS, Pathfinder, 3D&T, 7º Mar, Daemon, Deadlands e muitos outros.

Cada jogo de RPG de mesa tem seu próprio sistema, que define as regras, o cenário, os personagens e as mecânicas do jogo. Alguns sistemas são mais simples e genéricos, podendo ser adaptados para diferentes tipos de histórias. Outros são mais complexos e específicos, focando em um gênero ou tema particular. Há sistemas para todos os gostos e preferências: fantasia medieval, ficção científica, terror, super-heróis, anime, etc.

Como jogar RPG de mesa

RPG
RPG de Mesa (Imagem: Pixabay)

Para jogar RPG de mesa, você precisa basicamente de três coisas:

  • um grupo de amigos ou desconhecidos dispostos a se divertir
  • um sistema de jogo ou pelo menos uma ideia do que você quer jogar
  • materiais básicos, como papel, caneta, dados e livros

O ideal é que o grupo tenha entre três e seis pessoas: uma delas será o mestre e as outras serão os jogadores.

O mestre é o responsável por criar ou escolher a história que será contada no jogo. Ele também interpreta os personagens secundários e descreve as situações que os jogadores enfrentam. Por isso, o mestre deve conhecer bem o sistema escolhido e ser criativo, flexível e imparcial.

Os jogadores são os responsáveis por criar ou escolher os personagens principais que vão participar da história. Eles também interpretam seus personagens e decidem o que eles fazem diante dos desafios propostos pelo mestre. Os jogadores devem seguir as regras do sistema escolhido e ser colaborativos, respeitosos e divertidos.

O jogo se desenvolve através da narração do mestre e da interação dos jogadores. O mestre descreve uma cena inicial e pergunta aos jogadores o que eles fazem. Os jogadores respondem dizendo o que seus personagens fazem ou falam. O mestre então narra as consequências das ações dos personagens e apresenta novas situações. E assim o jogo continua até chegar ao final da história.

Para determinar o sucesso ou o fracasso das ações dos personagens, o jogo usa dados de diferentes formatos. Cada sistema tem sua própria forma de usar os dados, mas geralmente o jogador deve rolar um dado e comparar o resultado com um número-alvo definido pelo mestre ou pelo sistema. Se o resultado for igual ou maior que o número-alvo, a ação é bem-sucedida. Se for menor, a ação é malsucedida.

Qual o melhor RPG de mesa para iniciantes

Não há uma resposta definitiva para essa pergunta, pois depende muito do gosto e do interesse de cada um. No entanto, alguns sistemas são mais recomendados para iniciantes por serem mais simples, acessíveis e populares.

Aqui estão alguns exemplos:

  1. Dungeons & Dragons
  2. Cyberpunk
  3. Star Wars
  4. Fate
  5. Vampire

Esses são apenas alguns exemplos de sistemas de RPG de mesa para iniciantes. Há muitos outros que podem ser interessantes para você explorar. O importante é escolher um sistema que te agrade e te divirta. E lembre-se: o RPG de mesa é um jogo de imaginação, criatividade e diversão. Não há certo ou errado, apenas histórias incríveis para serem contadas e vividas.