Antes de criar o currículo é importante planejar o documento que vai apresentar suas informações profissionais. Assim, é preciso ter em mente que as empresas recebem muitos currículos para cada vaga de emprego.
É importante que o currículo seja claro, objetivo e direto. Não há necessidade de adicionar todas as informações possíveis. Selecione os dados que mais se relacionam com a vaga e destaque seus pontos fortes.
Quando for redigir as informações, tenha cuidado com a escrita e a ortografia. As palavras mal escritas e erros de português podem prejudicar sua candidatura.
Verifique se as informações estão atualizadas. Fique atento às versões do currículo que está enviando. Se você usou um modelo, certifique-se de que as informações estão atualizadas e que não há informações desatualizadas presentes.
Além disso, os currículos deverão ser adaptados para cada vaga a qual você está se candidatando. É importante que você use palavras-chave relevantes para o cargo e destaque suas habilidades relevantes.
Criar um currículo é uma tarefa que exige cuidado e atenção. Se você seguir estas dicas, você terá um currículo profissional e eficaz que o ajudará a se destacar dos demais candidatos.
Coisas que devem ser evitadas no currículo
- Fotos desnecessárias: enviar uma foto para acompanhar o seu currículo é uma prática comum, mas não é obrigatório. Além disso, as fotos podem ser uma distração e desviar a atenção do conteúdo do currículo.
- Dados pessoais desnecessários: informações como data de nascimento, gênero, religião e estado civil não são necessárias para a avaliação de um candidato.
- Palavras exageradas: é importante que o seu currículo seja escrito de forma clara e direta. Evite palavras exageradas e frases que não tenham significado.
- Erros de ortografia: erros de ortografia e gramática são muito importantes para evitar. Esses erros podem ser interpretados como desleixo e levar o recrutador a desistir da leitura do currículo.
- Exagerar nas informações: enviar informações irrelevantes ou exagerar nas informações pode prejudicar a sua candidatura. É importante que as informações que você forneça sejam verdadeiras e pertinentes ao cargo.